Quando eu estive na Europa,mais especificamente morando na Espanha. Uma coisa me chamava bastante atenção e confesso chegou a criar um certo incômodo foi a mudança de hábito referente as refeições. A paixão daquele povo por doces não era normal pra mim. E eu, que acabava de chegar à uma cidade pequena, no norte do país, tive que trocar um glorioso pãozinho com manteiga matinal, por um belo croissant moldado de açucar.
Não precisou muitos dias para conhecer lojas inteiras dedicadas a doces. Não são como as conhecidas docerias. O melhor nome a ser dado a elas com certeza Boutique da Guloseima, ou algo do tipo.
A maioria dos doces de Goma em diversos formatos e cores, tomam conta das Vitrines que cercam todo o estabelecimento. E parece que os Espanhóis nesse caso vivem bem felizes em ter esses Pronto Socorros do Açucar por perto. Ver uma mulher acima de 30 anos com um saco de " Dentaduras,minhocas,corações de goma andando pelas ruas, como se fosse uma criança de 5 anos,não é uma surpresa e sim,bem comum.
No Brasil já temos um costume diferente. Embora o Brasileiro também aprecie os doces e muitos. O padrão dos açucarados já está voltado para a Doceria artesanal. Doces mais requintados como Nhá Bentas,Cupcakes, Macarrons são os doces do momento e que mesmo todos vindos de outros países ganham adaptações glamurosas e caem na gosto de todos.
De uma forma ou de outra, o doce seja ele mais simples ou sofisticado é gosto mundial, sem idade e tipo especifico para fazer com que as pessoas sejam mais felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário